O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre – SINTESAC, foi fundado em 31 de maio de 1990. Sua sede própria inaugurada em novembro de 1993, está localizado na Rua Quintino Bocaiuva 1300, bairro José Augusto. Nosso telefone é  3224-0571

Sua criação foi idealizada por um grupo de profissionais vindos de várias partes do País para trabalhar na Secretaria de Saúde do Estado e aqui, junto com valorosos acreanos compartilharam a ideia de defender  de forma organizada os interesses  da nossa categoria.

O SINTESAC nasceu com a missão  de representar os trabalhadores em saúde perante os órgãos e autoridades administrativas em geral nas esferas dos poderes Executivos, Legislativo e do Judiciário  junto aos governos Federal, estadual e dos municípios.

Tem desenvolvido papel histórico  da luta  em representação dos interesses gerais dos trabalhadores que representa, no contexto das relações sócias e do trabalho, na atuação permanente em busca da conquista de melhores e maiores garantias de direitos; De salários, de melhoria de vida, do respeito a da dignidade dos trabalhadores, da valorização do trabalho e da proteção á saúde e a vida dos seus representados.

Cumpre-nos ainda à ação reivindicatória junto aos Poderes Públicos, para aplicação de políticas públicas de Estado em benefício da classe trabalhadora, nas áreas da: Saúde, Educação, Segurança Pública, Seguridade Social: de amparos aos trabalhadores idosos, doentes e incapacitados para o trabalho.

Nossos princípios
Desde sua criação, o SINTESAC mantem-se fiel aos princípios de defender os servidores em saúde da opressão governamental, salvaguardando  o livre  direito de manifestação individual ou coletivo , na busca  da melhoria do setor de trabalho, da coletividade e na preservação dos direitos, da ética, da dignidade pessoal e profissional, bem como a justiça social para todos que integram o quadro da saúde do Estado e dos municípios.

Nossa Estrutura física e Social. 
Temos nossa sede administrativa na rua Quintino Bocaiuva  nº 1300 no bairro José Augusto com toda estrutura administrativa para gerenciar  de forma capaz e eficiente todo nosso patrimônio físico, econômico e de recursos humanos na capital e pelos diversos núcleo espalhados pelo interior. 

Um grupo de colaboradores eficientes  e treinados  para receber e informar nossos filiados que nos procurar em busca de informações, para tirar suas dúvidas ou para atendimento administrativo, jurídico, médico, odontológico ou para fora do estado. 

Sede campestre
Temos nossa sede campestre localizada na Travessa Projetada  s/n, Vila Acre com 2.500 metros quadrados. Clube com cozinha, bar, restaurante, um moderno palco para shows ao vivo, banheiros, almoxarifado, salão  de festa, um anexo coberto para churrasqueiras, piscinas semiolímpicas, adulto e infantil, tobogã de 15 metros para adultos e outro de 5 metros para as crianças. Campo de futebol socayte, futebol de campo e quadra de voley, chuveiros coletivos e articulados e calçamento ao ar livre, além de espaço alternativo para a realização de eventos com capacidade para 150 pessoas.  Chalezinhos com churrasqueiras individuais com cobertura em telha e mesas fixa de madeira e toda estrutura necessária. Nosso parque aquático está passando por reformas e deverá ser entregue aos nossos sócios em 30 dias.



Nossa administração
O Sintesac funciona a partir da filiação  (união ) dos trabalhadores que pertencem a categoria profissional em saúde do Estado, dos município e de empresas particulares voltados para a prestação de saúde. 

É administrado por uma diretoria eleita pelo voto direto, composta por um presidente, um conselho fiscal e assembleia dos trabalhadores.

Hoje (21-01-2016), por força de uma Ação Judicial, o Sintesac é administrado por uma Comissão Provisória eleita em Assembleia Geral. Essa comissão representa  os trabalhadores  judicialmente e é composta por João Batista Ferreira dos Santos (presidente inteirinho)  Francinete Moreira Barros (Secretária Geral) e José Adailton Cruz, Tesoureiro.

Como capta recursos
Tem como fonte de renda as contribuições sindicais dos seus sócios (mensalidades associativas), pela contribuição sindical, imposto sindical obrigatório dos trabalhadores que integram o sistema público e privado em saúde do Estado do Acre.

No Interior do Estado. Temos núcleos em:
Assis Brasil -  Sede administrativa atualmente passando por reformas.

Brasiléia – Sede própria, terreno localizado na rua do Hospital Raimundo Shaar (a sede está em reforma para ampliação  da sua área de lazer.

Epitaciolândia – é usado a estrutura de Brasiléia dado sua proximidade, mas por dever de justiça já está negociação a aquisição de um lote para futuras instalações.

Xapuri – Sede própria em uma terreno localizado na rua Principal. Sede administrativa  com espaço de lazer recém construído.

Capixaba -  Terreno adquirido com recursos próprios  e projeto para a construção da sede.

Senador Guiomar – Sede social com 1 mil metros quadrados, localizados no centro da cidade, clube de fácil acesso equipado com bar cozinha, salas administrativas, banheiros, piscina com pérgula em lajota, salão de festas e toda área interna calçada 

Acrelândia -  Temos a promessa da prefeitura de nos doar um terreno para a construção  da sede sindical.

Porto Acre – A complexidade geográfica e por ter várias agrovilas juntas onde habitam e trabalham servidores em saúde ainda não foi possível escolher o localidade ideal  para atender a todos mas,  ainda este ano estaremos  decidindo.

Bujari -  sede própria com espaço administrativo no centro da cidade. Já estamos  em fase de estudos para a construção de sede social

Manoel Urbano – Terreno próprio localizado na antiga pista do aeroporto. Já temos projeto para construção da sede administrativa e lazer

Tarauacá – Terreno próprio no centro da cidade e projeto para a construção do centro administrativo e de lazer

Feijó -  Terreno próprio no centro da cidade. Escritório administrativo e já em fase de estudos a ampliação da área de lazer

Cruzeiro do Sul – Terreno próprio na área central da cidade. Escritório administrativo  e social com salão de festa, salas banheiros . Uma chácara com 3 hectares na ramal da macaxeira, casa do caseiro campo de futebol de areia, arborizado, açude pra banho quadra  de voley  e projeto para um balneário e clube.